VIRTUALIZAÇÃO

Falar em virtualização é inevitável a associação à ideia de vários sistemas operacionais rodando na mesma máquina. Na verdade e um dos diversos tipos de virtualização: a de hardware. Se por um lado ela não é a única, certamente e a mais perceptível.


A VIRTUALIZAÇÃO

Devemos traçar um paralelo entre o real e o virtual. Nessa linha de raciocínio, o real teria características físicas, concretas; já o virtual é associado àquilo abstrato. Podemos definir a virtualização como a criação de um ambiente que simula um ambiente real, proporcionando a utilização de varios sistemas e aplicativos sem a necessidade de acesso físico à máquina na qual estão hospedados, acabando com a relação de dependência que os recursos de computação exercem entre si, pois possibilita, a dissociação entre um aplicativo e o sistema operacional que ele utiliza (imagine acessar o Microsoft Word através do Linux).

 E qual é a vantagem?

  • TI Verde
  • Economia de Investimentos em novos equipamentos
  • Economia de recursos
  • Evita desperdício de energia elétrica
  • Maior e Melhor aproveitamento do tempo ocioso
  • Melhor aproveitamento do tempo e processamento livre

 TIPOS DE VIRTUALIZAÇÃO


Virtualização de Hardware

A virtualização de hardware consiste em rodar vários sistemas operacionais na mesma máquina. Isso é possível com o uso de programas específicos, que geram máquinas virtuais (VMs: Virtual Machines): elas emulam componentes físicos de um PC, possibilitando que um sistema operacional diferente seja instalado em cada uma delas.

As duas maiores vantagens dessa tecnologia são voltada a usuários, e a outra  aos servidores. O diferencial consiste em eliminar a incompatibilidade entre aplicativos e sistemas operacionais.

Exemplo de Usuário

Imagine um usuário com PC contendo o Windows Vista instalado, mas ele deseja rodar um aplicativo compatível somente com o Windows XP. Isso é possível com a criação, nesse PC, de uma VM que rode o WinXP, após, basta instalar o aplicativo nessa VM e executá-lo normalmente (como se fosse um computador dentro de outro).

Exemplo de servidor

Ao invés de se ter diversos subservidores que utilizam apenas uma porcentagem dos recursos das máquinas em que estão hospedados, os processos sejam distribuídos de forma igualitária entre um número menor de computadores chegando  mais próximos do aproveitamento total de sua capacidade, reduzindo a quantidade de mão de obra técnica, o espaço para alocar as máquinas e o gasto com eletricidade necessários, gerando uma grande economia.

Virtualização da Apresentação

O conceito é bem parecido com o de acesso remoto, com a diferença de que vários usuários podem se beneficiar do mesmo sistema simultaneamente (sem interferir uns aos outros.
Trata-se do acesso a um ambiente computacional sem a necessidade de contato físico, facilitando a utilização de um sistema operacional completo e seus aplicativos de qualquer local do planeta, como se estivessem instalados no seu PC.

Virtualização de Aplicativos

A técnica consiste em ter uma única cópia de determinado aplicativo, instalada em um servidor virtual; usuários podem ter acesso diretamente sem a necessidade de que ele também esteja instalado na máquina física. A partir daí o programa pode ser executado normalmente, já que as características específicas de cada aplicativo (seus drivers, entradas no registro, DLLs e afins) são compiladas e baixadas diretamente para o PC do usuário, através da geração de um aplicativo virtual que fica à parte.

A VIRTUALIZAÇÃO NA NUVEM


A virtualização está chegando com o vento em popa – suas vantagens econômicas são atrativas demais para serem resistidas. A adoção de tecnologias como a computação em nuvens onde possibilita o acesso a arquivos e executar diferentes tarefas pela internet sem a necessidade de instalação de aplicativos no seu computador para tudo, podendo acessar diferentes serviços online para fazer o que precisa, lembrando que os dados não se encontram em um computador específico, mas sim em uma rede.