A Visão do Lianja™ explicada por Barry Mavin, CEO da Lianja e principal desenvolvedor do Lianja

Como um desenvolvedor de software por muitos anos, e tendo desenvolvido vários produtos comerciais de sucesso, cheguei à conclusão ha cerca de 3 anos atrás, que o futuro da computação como a conhecemos teria ter algumas mudanças rápidas ao longo dos próximos 5-10 anos.

Com a rápida adoção dos consumidores por dispositivos pessoais, telefones inteligentes e tablets, em particular, como da aceitação generalizada destes em todo o mundo, ficou claro que o cenário de TI iria mudar globalmente. Os dias do sistemas operacionais bloqueados e aplicativos especificos para cada tipo de sistema; desktop, navegadores, dispositivos móveis e TVs inteligentes estão contados.

Também era evidente para mim que "o desenvolvimento de software tornou-se muito complexo". Usuários finais com o grande expertise em sua área de atuação não têm o tempo nem a inclinação para baixar grandes e complexas ferramentas de desenvolvimento, como Visual Studio, Eclipse e outros, nem estão interessados em fazer cursos de TI para se formarem em programação apenas para que possam criar um pequeno aplicativo que lhes permita gerir as despesas da sua empresa (por exemplo).

Os dias de BYOD (Bring Your Own Device) chegou. Muitos funcionários usam seus próprios smartphones para ler os e-mail da sua empresa, usar o Facebook, LinkedIn e Twitter para se comunicar com colegas de trabalho e clientes.

O próximo passo lógico na evolução da TI é BYOA (Bring/Build Your Own Apps). No entanto, para que isto a seja realidade é necessário que haja uma mudança radical na maneira como construímos Aplicativos. Nós precisamos dar um passo para longe da complexidade dos "bits e bytes" da programação e fornecer um meio simples, fácil de usar, e fácil de entender, ferramentas que escondam esta complexidade de "trabalhadores com conhecimento em sua área" que "só querem construir um Aplicativo" .

Esse foi o raciocínio primário que deu inicio a minha jornada para projetar e desenvolver o Lianja.

A visão do Lianja™ pode ser dividido em dois grandes objetivos:

1. Para fornecer um construtor Visual de aplicativos para não-programadores e profissionais com conhecimento em suas areas que poderia ser usado para construir seus próprios aplicativos (BYOA) e ampliar seus horizontes, com o conhecimento em sua área de atuação sem necessitar de qualquer conhecimento de TI - o NoCode ™ produto adequado para não-programadores.

2. Para fornecer os melhores aPaaS (Plataforma de aplicativos como Serviço), que fosse multi-plataforma, multi-interface de usuário, e multi bancos de dados que não só incluisse as funcionalidades existentes, mas também fosse uma plataforma à prova de futuro que poderia ser aprimorada e utilizada por muitos anos - um produto adequado para desenvolvedores de software profissionais.

A pergunta foi: "Qual linguagem de script deve estar no centro do Lianja"?

Após cuidadosa avaliação, eu cheguei à conclusão de que a mais utilizada em data-centric entre todas as linguagens de script era o Microsoft Visual FoxPro. Existe ainda muitos desenvolvedores de Visual FoxPro no mundo todo e a Microsoft descontinuou o produto e o suporte que tinha (a equipe foi dissolvida), como eles seguiram em frente com a sua visão .net. Isso abriu um mundo de oportunidades para uma "próxima geração" do Visual FoxPro.

O Lianja também teve que abraçar linguagens de script dinâmicas que poderia ser "compilada em tempo de execução" para qualquer dispositivo; desktop, cloud e móveis (Intel e ARM). Foi por esta razão que eu escolhi abraçar o Visual FoxPro, Python, PHP e JavaScript como as quatro linguagens de script "centrais"  a serem incorporadas no Lianja.

A linguagem e o banco de dados Visual FoxPro que estão no centro do Lianja foram reescritas do zero. O Python existente, PHP e motores de JavaScript foram incorporados e integrados todos juntos. Esta ligação conjunta de todas essas linguagens de script e da capacidade de cada um para chamar uns aos outros é uma das grandes forças do Lianja.

Agora, depois de quase três anos de desenvolvimento, nós produzimos um produto que funciona em Windows, Mac e Linux, com variantes de bit de 32 e 64.

A linguagem e o banco de dados do Lianja é altamente compatível com o Visual FoxPro. A grande maioria dos comandos e funções do FoxPro estão disponíveis no Lianja. Além disso, o Lianja inclui uma grande quantidade de extensões para o Visual FoxPro que proporcionam aos desenvolvedores de Visual FoxPro uma linguagem de desenvolvimento mais moderno, que incorpora recursos e funcionalidades que são necessários para a construção de aplicativos para desktop, Cloud e dispositivos móveis.

Muitas das extensões do Lianja são baseadas em tecnologias já existentes, como PHP e JavaScript e elas estão perfeitamente integrados ao Lianja.

Desenvolvedores de Visual FoxPro sente-se "confortável" com Lianja já que inclui um monte de comandos reconhecíveis, funções e características que lhes são familiares.

Os desenvolvedores Visual FoxPro evoluir usando Lianja, pois eles vão encontrar uma quantidade a inestimável de extensões no Lianja em relação ao Visual FoxPro e terão muita economia de tempo.

O problema subjacente na maioria das linguagens de script dinâmicas como PHP, Python e JavaScript reside no fato de que eles não são data-centric.

O Lianja resolve este problema, fornecendo uma plataforma centralizada com dados unificados que possui total integração com Visual FoxPro, Python, PHP e HTML5/J-avaScript fornecendo aos desenvolvedores Visual FoxPro um novo mundo de oportunidades ao ser capaz de ampliar suas habilidades e experiência com Lianja.

É importante entender que os objetivos e a visão da Lianja não é de ser um "clone" do Visual FoxPro, mas sim para usar suas forças "como um banco de dados com uma linguagem de script centrada em dados e estender isso para oferecer aos desenvolvedores de Desktop, Cloud e aplicativos móveis uma poderosa plataforma de desenvolvimento de aplicativos, fácil de usar, e que lhes permita aproveitar suas habilidades em Visual FoxPro, Python, PHP e HTML5/J-avaScript.

Assim como o Microsoft Visual Studio é um ambiente de desenvolvimento integrado para os escovadores de bit (ainda que tenho de fazer um download enorme), O Lianja é uma plataforma Visual de desenvolvimento de aplicativos integrada (O Lianja App Builder), com banco de dados SQL de alto desempenho e compacto (Lianja SQL Server), e um servidor em nuvem para implantar e gerenciar aplicativos com dados centralizados para navegadores e dispositivos móveis (Lianja Cloud Server).

Espero que minha visão passa prover as ferramentas para não-programadores e desenvolvedores profissionais precisam para ir de encontro ao futuro, mas acima de tudo eu espero que eles gostem de construir aplicativos em Lianja e se divertirem fazendo isso.