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Asterisk é um poderoso software livre que permite transformar seu PC numa poderosa central telefônica multi protocolo. É licenciado através de uma licença do tipo GPL - Gnu Public License. O Asterisk funciona sobre uma plataforma Linux ou outras plataformas Unix com ou sem hardware conectando à rede pública de telefonia.

Permite conectividade em tempo real entre a rede pública de telefonia e redes VoIP. O Asterisk integra telefones, computadores, Rede LAN e a Internet numa única plataforma. Baseado em tecnologias abertas e protocolos padrões de mercado, este sistema tem as funcionalidades de correio de voz, correio eletrônico, atendimento automático, unidade de resposta audível (URA), distribuição automática de chamadas (DAC) e integração entre telefonia e computadores, além da conectividade com o PABX da empresa e com a rede pública de telefonia comutada (STFC) e móvel. 

Benefícios do Asterisk

  • Mensagem unificada;
  • Facilidade de administração via Web;
  • Plano unificado de numeração entre vários escritórios distribuídos em várias localidades;
  • Interligação de centrais PABX, falando a custo zero
  • Possibilita ligações nacionais e internacionais com tarifação local;
  • Possibilidade de conexão simultânea com diversas redes VoIP;
  • Arquitetura distribuída e com gestão centralizado;
  • Média de economia de 50% para ligações internacionais e nacionais;
  • Provê funcionalidades de PABX de grande porte com custo acessível também para as pequenas e médias empresas;
  • Permite a criação de ramais para clientes, fornecedores e parceiros, facilitando a comunicação sem que haja custo na ligação;
  • Integração da empresa, aumentando a produtividade dos funcionários em deslocamento: vendedores, executivos em viagem, “presença virtual”

Características do sistema

  • Distribuidor Automático de Chamadas (DAC);
  • Sistema de telefonia IP-PABX;
  • Unidade de Resposta Audível (URA);
  • Correio de Voz com integração com o correio eletrônico;
  • Relatório e estatísticas das chamadas;
  • Facilidade de administração e gestão através da Web;
  • Compatível com os PABX’s analógicos/digitais/IP’s;
  • Conectividade com troncos analógicos e digitais;
  • Sistema voltado para pequenas, médias e grandes empresas.

 Funcionamento do Asterisk

  • Interliga-se com a rede de dados pela porta Ethernet de 100Mbps;
  • Ativar do firewall;
  • Controle de banda para os telefones IPs

Para interligar-se com o PABX Analógico ou STFC, o Asterisk possui vários tipos de modelos de placas, com interfaces FXS, FXO, E1, T1 e PRI. É possível também utilizar qualquer produto VoIP padrão de mercado, como por exemplo dos fabricantes Grandstream, Cisco, Polycom, etc., tanto para portas FXS como para portas FXO. Todos os telefones IPs locais e de sites remotos conectados ao servidor VoIP localizado na matriz através da Internet. Como exemplo de mobilidade, utilizado também na residência tem acesso a todos os ramais da empresa, incluindo os ramais analógicos da central PBX, sendo possível também capturar uma linha telefônica de qualquer PABX, tanto na matriz com nos sites remotos.

A telefonia convencional está se modificando e os PABX’s baseados em comutação de circuitos estão se tornando obsoletos. A tecnologia VoIP expandiu muito nos últimos anos oferecendo um padrão de comunicação as grandes corporações e até mesmo das pequenas/médias empresas e residências. Os novos equipamentos IP-PABX’s permitem uma verdadeira convergência na área de telecomunicações, integrando voz e dados na mesma rede, proporcionando unificação de mensagens, o aumento de produtividade e fornecendo todos esses elementos e muito mais num único produto, fácil de gerir. Baseada em uma solução software, esta arquitetura assegura uma grande escalabilidade, redução de custos (sem a necessidade de trocar o equipamento em caso de expansão), flexibilidade, confiabilidade, facilidade de administrar e gerir, suporte para equipamentos legados, tudo isso num sistema que opera no mesmo ambiente heterogêneo da Rede de dados. Sem dúvida, uma grande evolução nas telecomunicações.