FIREWALL

(F + r'wâl) (n.) Um sistema concebido para prevenir não autorizado acesso para ou de um particular rede. Firewalls pode ser implementado tanto em hardware e software, ou uma combinação de ambos. Firewalls são freqüentemente usados ​​para prevenir os acessos não autorizados de usuários em redes privadas ligadas ou não à Internet. Todas as todas as entradas e saídas de dados passam pelo firewall, que examina todo o trafego de dados e bloqueia aqueles que não cumprem os especificados critérios de segurança.

 

 

 

Existem vários tipos de técnicas de firewall:

  • Filtro de pacotes: Olha para cada pacote que entra ou sai da rede e aceita ou rejeita-o com base em regras definidas pelo usuário. A filtragem de pacotes é bastante eficiente e transparente para os usuários, mas é difícil de configurar. Além disso, ele é suscetível a falsificação de IP.
  • Gateway de aplicação: Aplica-se mecanismos de segurança para aplicações específicas, tais como FTP e Telnet em servidores. Isso é muito eficaz, mas pode impor uma degradação do desempenho.
  • Nível do circuito gateway: Aplica-se mecanismos de segurança quando um TCP ou UDP de uma conexão é estabelecida. Uma vez que a conexão foi feita, os pacotes podem fluir entre os anfitriões sem verificações adicionais.
  • Servidor proxy: Intercepta todas as mensagens que entram e saem da rede. O servidor proxy efetivamente esconde os verdadeiros endereços de rede.
  • Na prática, muitos firewalls utiliza duas ou mais técnicas. Um firewall é considerado a primeira linha de defesa para proteger suas informações privadas. Para maior segurança, todos os dados devem ser criptografados.