FUNDAMENTOS

Quando houve o primeiro computador, eles eram muito caros. Especialmente dispositivos periféricos e memórias eram quase impagável. Além disso, foi necessária a troca de dados entre vários computadores. Por estas razões, os computadores estavam ligados.
Isso resulta em vários benefícios cedeu às estações de trabalho individuais:

  • central de controle de programas e dados
  • Utilização de conjuntos de dados comuns
  • maior privacidade e segurança
  • maior eficiência
  • partilha de recursos

A primeira oportunidade de usar dispositivos periféricos juntos, foram os Switches. Por exemplo, uma impressora pode ser usado em vários computadores. Este princípio é usado ainda em comutadores KVM.

Rede

A rede é, na sua forma mais simples consiste entre dois computadores. Eles são ligados entre si através de um cabo e, assim, ser capaz de utilizar os seus recursos. Como armazenamento de dados, impressoras, aparelhos de fax, scanners, software e modems. Um sistema operacional de rede-aware oferece aos usuários no nível da aplicação, os recursos disponíveis.

Arquitetura ponto a ponto

Rede em sua forma mais simples
Em uma rede ponto a ponto, cada computador conectado é igual ao outro. Cada computador disponível para os outros computadores de seus recursos disponíveis.
É um administrador de rede que faz isso. Portanto, cada nó da rede deve-se determinar os recursos que deseja compartilhar.

Tamanho Uma rede ponto a ponto é adequado para até 10 estações. Com mais estações vai se tornar complexa.
Faça backup O backup deve ser realizado por cada nó da rede em si.
Administração Cada participante da rede é responsável por seu próprio computador.
Vantagens Este tipo de rede é construída de forma relativamente rápida e barata. Os participantes devem estar o mais próximo possível uns dos outros.
Desvantagens Versionamento de documentos consistentes podem ser implementadas com grande dificuldade. Um backup de dados centralizado não está disponível.

Arquitetura cliente-servidor

Em uma rede baseada em servidor, os dados são armazenados em um computador central. Fala-se de um servidor dedicado, em que não há aplicativos em execução, apenas um software de servidor e serviços estão sendo executados.
Esta arquitetura é diferente do lado do usuário. O usuário opera em seus programas de computador, aplicativos (clientes) que acessam recursos do servidor. Os recursos são gerenciados centralmente, compartilhado e disponibilizado.
Arquitetura cliente-servidor
Esta arquitetura é a base de muitos protocolos da Internet, como HTTP para a World Wide Web ou por e-mail SMTP/POP3. O cliente faz uma solicitação. O servidor processa o pedido e retorna uma resposta ou dados.

Servidor de Disco / Boot Remoto

É um computador que estava ligado a vários outros computadores. Nesse caso as estações de trabalho utiliza o sistema operacional do servidor de disco, o que poderia organizar o acesso simultâneo a múltiplos clientes. Com os servidores de disco foi possível limitar o acesso de computadores ligados a recursos específicos. Os custos de manutenção e conservação de um servidor de disco, no entanto, foi enorme, como os clientes eram responsáveis ​​pela gestão das actividades.
Os problemas do servidor de disco foi em seguida dissolvido com o servidor de ficheiros. O servidor era responsável pelas tarefas administrativas. E havia formas de limitar os pedidos dos clientes. Por exemplo, em diretórios ou arquivos individuais.

A segurança de dados

Para um servidor, você tem a oportunidade de desenvolver estratégias de segurança para segurança de dados e acessibilidade. Exemplos de estratégias de segurança são a gestão de dados dupla, backup centralizado e controle de acesso. O controlo pode ser feito por uma ou algumas poucas pessoas.

Groupware

Groupware é promover a cooperação em grupos de trabalho, automatizar e simplificar fluxos de trabalho. Se uma rede de cooperação entre os operadores de rede deve ser capaz, em seguida, vem um software de groupware utilizado.
Você pode:

  • E-mail
  • Agenda
  • endereço central
  • Equipe de processamento de documentos
  • Opções para acessar bancos de dados

Arquitetura Mainframe

Arquitetura Mainframe
Antigamente os computadores eram muito caros e também muito grande. Não era possível fornecer a cada funcionário um computador sobre ou sob a mesa. Nesse caso, se limitavam a um computador muito caro, mas poderoso, que eram chamado de mainframe. Onde geralmente eram instalados aplicativos especialmentes desenvolvidos. Os mainframe utilizavam cabeamento serial, terminais que consistiam uma tela ligada e um teclado. 
O terminal funciona como uma interface de entrada e saída entre o usuário e o mainframe. Nesta arquitetura, formar uma unidade terminal e mainframe. A entrada do usuário é processada pelo mainframe e mostrado no terminal.