WIRELESS

A Result’s é uma empresa homologada e licenciada para realização de projetos, implantação e comercialização sistemas de rede sem fio, saiba mais.

“Wireless em inglês” é um termo utilizado na informática para descrever a comunicação entre computadores ou qualquer outro tipo de equipamento de uma mesma rede sem a utilização de cabos físicos, e isso ocorre através de ondas eletromagnéticas.

 

 

Vantagens

  • Baixo custo
  • Rápida implantação
  • Alcançar locais que possuem infra estrutura de rede cabeada

Categoria

  • Longa distancia (para comunicação ou interligação entre cidades ou países).
  • Curta distancia (para comunicação entre edifício, residências ou locais que possuem uma infra estrutura de cabo).

Tipos

De acordo com a sua cobertura podem ser classificados em tipos diferentes:

Rede Wireless Personal Área

Em uma rede desse tipo de cobertura pessoal, existem tecnologias baseadas em Home RF (padrão para conectar todos os telefones móveis e computadores domésticos com um controlador central) Bluetooth (que segue o protocolo IEEE 802.15.1), ZigBee (com base no padrão IEEE 802.15.4 e usado em aplicações como automação, que requerem comunicações seguras com baixas taxas de transmissão de dados e maximizar a vida útil da bateria, de baixa potência), RFID armazenamento (remoto e recuperação para o propósito de transmitir a identidade de um objecto (semelhante a um número de série único) por ondas de rádio.

Wireless Local Área Network

Em redes de área local pode encontrar tecnologias sem fio baseadas em HIPERLAN (Inglês, High Performance Radio LAN), um grupo padrão ETSI, ou com base em tecnologias Wi-Fi, que seguem o padrão IEEE 802.11 com diversas variantes.

Área Metropolitana

Para redes metropolitanas são baseados tecnologias WiMAX (Worldwide Interoperability for Microwave Access, é, Worldwide Interoperability for Microwave Access), um padrão de comunicação sem fio baseada no padrão IEEE 802.16. WiMAX é um protocolo como Wi-Fi, mas com maior cobertura e largura de banda. Nós também podemos encontrar outros sistemas de comunicação, como LMDS (Serviço de Distribuição Multiponto local).

Rede Wireless Wide Área

Uma WWAN é diferente de uma WLAN (Wireless Local Area Network) que utiliza tecnologias de rede móvel celular, tais como WiMAX (mas é melhor aplicado a redes WMAN), UMTS (Universal Mobile Telecommunications System) GPRS, BORDA, CDMA2000, GSM, CDPD, Mobitex, HSPA E 3G para transferência de dados. Ele também inclui LMDS e Wi-Fi para se conectar à Internet de forma independente.

Características

De acordo com a gama de frequências usadas para a transmissão, o meio de transmissão podem ser as ondas de rádio, micro-ondas  terrestres ou por satélite, e de infravermelho, por exemplo. Dependendo do meio, a rede sem fio irá ter outras características:

  • Ondas de rádio: as ondas eletromagnéticas. A transmissão não é sensível à atenuação causada pela chuva e opera em frequências que não são muito altas. Nesta gama são as bandas da ELF que variam de 3-30 Hz, até que a banda de UHF variando de 300-3000 MHz, isto é, incluindo o espectro 30-3000000000 Hz.
  • Microondas terrestres: usar antenas parabólicas com um diâmetro de cerca de três metros. Eles têm uma cobertura de milha, mas com o inconveniente de que o remetente eo receptor devem ser perfeitamente alinhadas. Portanto, é geralmente usado em ligações ponto a ponto ao longo de distâncias curtas. Neste caso, a atenuação causada pela chuva é mais importante, uma vez que opera a uma frequência mais elevada. As frequências de microondas compreendem 1-300 GHz.
  • Microondas satélite: contém duas ou mais ligações entre as estações terrestres são chamadas estações rádio-base. O Satélite recebe o sinal (chamado uplink) em uma banda de frequência, amplifica e retransmite em outra banda (baixa de sinal). Cada satélite opera numa faixa específica.
  • Transmissores e receptores de infravermelhos: são ligados para modular não coerente luz infravermelha. Devem estar alinhadas diretamente ou com uma reflexão sobre uma superfície. Eles podem atravessar paredes. A faixa do infravermelho de 300 GHz a 384 THz.